01/03/25
O deputado federal Gustavo Gayer (PL) classificou como "vergonha" uma publicação do Supremo Tribunal Federal (STF) que reafirmou a soberania do Brasil e a independência do Judiciário em relação aos Estados Unidos. A manifestação do STF ocorreu na última quinta-feira, 27, quando o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o país evitou o colapso das instituições e um golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.
“A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram um golpe fracassado não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democratas, e o STF continuará a cumprir o seu papel de guardião da Constituição Federal e da democracia, afirmou Barroso. “Não tememos a verdade e muito menos a mentira”.
O ministro Alexandre de Moraes reforçou a posição do STF em defesa da democracia, da soberania nacional e da independência do Poder Judiciário. “Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822. E com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor”, declarou.
A fala de Moraes foi feita no mesmo dia em que se completaram 73 anos da primeira reunião da ONU em sua sede permanente, em Nova Iorque.