03/03/25
O Brasil conquistou sua primeira estatueta do Oscar na noite deste domingo (2), em Los Angeles (EUA). O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, superando produções da Dinamarca, França, Alemanha e Letônia. A premiação foi anunciada pela atriz Penélope Cruz.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a luta da advogada Eunice Paiva (Fernanda Torres) para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), assassinado durante a ditadura militar. Produção original do Globoplay, o filme marcou um feito inédito para o cinema nacional.
"A vitória de 'Ainda Estou Aqui' representa o talento e a força do cinema brasileiro no cenário mundial", celebrou Manuel Belmar, diretor da Globo. A produção já vinha acumulando prêmios internacionais e chegou ao Oscar como uma das favoritas.
Além da vitória histórica, o longa também concorreu nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres), mas perdeu para "Anora" em ambas.