10/03/25
O deputado federal José Nelto (União Brasil) criticou duramente a decisão do governo Lula (PT) de reduzir a taxa de importação sobre alimentos como forma de conter a inflação do setor. Para o parlamentar, a medida prejudica diretamente o agronegócio brasileiro e tem um viés meramente eleitoreiro, na tentativa de recuperar a popularidade do presidente.
“O governo ameaça o Agro com medidas drásticas, taxação e tabelamento. O governo penaliza quem trabalha debaixo de sol e chuva, enfrentando a crise climática, para produzir alimentos. A saída é aumentar a produção, baixar os juros e o dólar para reduzir o preço dos fertilizantes”, declarou José Nelto em postagem nas redes sociais.
A decisão do governo de reduzir impostos sobre produtos importados, segundo o deputado, desestimula a produção nacional e penaliza os produtores rurais e a indústria brasileira. “Ao invés de corrigir seus erros, o governo federal anuncia um pacote de medidas que prejudica quem produz no Brasil. A redução da taxa de importação desvaloriza o trabalho dos agricultores e incentiva a dependência do mercado externo”, afirmou.
“O caminho para reduzir os preços dos alimentos não é penalizar o produtor nacional, mas sim incentivar a produção e melhorar as condições econômicas para o setor”, concluiu José Nelto.