Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Carne bovina fica mais barata em Goiás

16/01/24

A carne bovina ficou mais acessível ao consumidor no ano de 2023. Com a queda no preço da arroba e o aumento do volume de abates, houve um crescimento da oferta interna do produto e os preços dos cortes foram reduzidos nos açougues e supermercados de Goiânia.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que pesquisa o custo da cesta básica na capital, a carne bovina de primeira ficou 11,8% mais barata em 2023.

Desde janeiro de 2023, o preço da arroba do boi gordo caiu 14% em Goiás. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial de Goiânia, o consumidor pagou até 14,8% menos pelo quilo da costela e 11,7% menos pelo acém em 2023.

O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Silei Antônio do Couto, lembra que o País viveu um período de preços muito elevados da arroba, até por conta do aquecimento do comércio externo. Em 2023, a queda no preço chegou aos valores pagos pelo consumidor, o que causou uma retomada do consumo.

“Em 2022, tivemos uma queda média de 20% nas vendas de carne bovina. Já no ano passado, com os preços mais baixos, esta perda foi recuperada e as vendas atingiram um patamar razoável”, diz o presidente da Agos.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.