19/03/25
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (18) que solicitará licença do mandato na Câmara dos Deputados para permanecer nos Estados Unidos. Segundo o parlamentar, a licença será “sem remuneração” para que ele possa “se dedicar integralmente e buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos”.
Com a saída temporária de Eduardo Bolsonaro, surge a dúvida: quem ficará com o salário do parlamentar? Caso a licença ultrapasse 120 dias, o regimento da Câmara determina que um suplente assuma o cargo. A assessoria do Partido Liberal (PL) confirmou que o nome indicado para ocupar a vaga, se necessário, será o do Missionário José Olímpio (PL-SP).
Atualmente, a remuneração bruta de um deputado federal é de R$ 46.366,19, valor atualizado em fevereiro deste ano. Pela regra de sucessão, o primeiro suplente do PL em São Paulo seria Adilson Barroso (PL-SP), mas ele já ocupa uma cadeira na Câmara no lugar de Guilherme Derrite (PL-SP), que deixou o mandato para assumir a Secretaria de Segurança Pública no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Dessa forma, o segundo suplente mais votado nas eleições de 2022, José Olímpio, será o indicado para substituir Eduardo Bolsonaro caso o afastamento se estenda.