28/03/25
O ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, está no radar do PT para uma possível aliança nas eleições de 2026. A informação foi publicada pela coluna Giro, do jornal O Popular, nesta sexta-feira (28).
Segundo a publicação, lideranças petistas voltaram a discutir internamente a construção de um palanque mais amplo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Em troca do apoio do tucano à reeleição do petista, o PT ofereceria suporte a Marconi na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.
Ainda não há consenso dentro do partido, mas as conversas já incluem integrantes de legendas aliadas. No entanto, aliados de Marconi ponderam que qualquer negociação só ocorrerá após a definição do futuro do PSDB, que discute fusão ou federação com partidos como Podemos e Republicanos. Mesmo assim, um marconista considera a aliança improvável: "O PT sempre foi um adversário. Sempre fomos oposição ao governo petista."
Dentro do PT, há quem acredite que Marconi teria vencido a disputa pelo Senado em 2022 caso tivesse fechado aliança com os petistas. Membros do PSDB concordam com essa tese. Já no núcleo do tucano, também circula a ideia de uma candidatura ao governo de Goiás alinhada a um nome da direita, mas que não carregue o sobrenome Bolsonaro.