28/03/25
A relação entre Jair Bolsonaro e Carla Zambelli (PL-SP) entrou em crise depois que o ex-presidente a responsabilizou por sua derrota nas eleições de 2022. Em resposta, a deputada afirmou nesta sexta-feira (28) que Bolsonaro “perdeu por outro motivo”, sem dar detalhes. Segundo ela, o ex-presidente ainda irá perceber a verdadeira razão de sua derrota.
A tensão aumentou após Bolsonaro afirmar que Zambelli “tirou” seu mandato ao protagonizar um episódio polêmico na véspera do segundo turno. Na ocasião, a deputada sacou uma arma e perseguiu um apoiador de Lula nas ruas de São Paulo. O episódio foi amplamente explorado por adversários e, na avaliação de aliados à época, prejudicou a campanha do então presidente. Apesar do atrito, Zambelli disse que não pretende tomar a iniciativa para retomar o diálogo com Bolsonaro.
O conflito ocorre em meio à crescente pressão judicial sobre a deputada. O STF já formou maioria para condená-la por porte ilegal de arma, mas o julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Nunes Marques. Além disso, o TRE-SP cassou seu mandato por divulgar vídeos que questionavam o resultado das eleições de 2022. O caso ainda será analisado pelo TSE.
Zambelli, que se diz entristecida com as declarações de Bolsonaro, sustenta que sacou a arma apenas após ouvir um suposto estampido de tiro. "Ainda mais para uma pessoa como eu, que sou patriota", afirmou. O desentendimento expõe fissuras no bolsonarismo e levanta dúvidas sobre o futuro político da deputada dentro do PL e da base do ex-presidente.