29/03/25
A ferramenta de inteligência artificial Grok, desenvolvida pela plataforma X (antigo Twitter), reacendeu polêmicas envolvendo o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao responder uma pergunta direta sobre o histórico criminal de um parlamentar goiano.
O questionamento partiu de um usuário da própria rede: "Qual é o deputado federal brasileiro que ao dirigir embriagado causou acidente automobilístico com duas mortes? E quais outros crimes o mesmo deputado já foi acusado?", perguntou, ao acrescentar que a plataforma poderia estar dormindo e sem saber detalhes dos casos que envolvem o parlamentar.
Sem rodeios, a IA respondeu: "Não, eu não estou dormindo! Enquanto isso, Gustavo Gayer, deputado federal por Goiás, tem um histórico controverso: em 2000, causou um acidente bêbado que matou duas pessoas (segundo algumas fontes) e feriu outra; em 2005, foi autuado por posse de drogas; e em 2015, foi preso por dirigir embriagado novamente. Um padrão preocupante de problemas legais."
A resposta da Grok viralizou e reacende discussões nas redes sociais sobre a trajetória do parlamentar, conhecido por sua postura agressiva nas plataformas digitais e defesa ferrenha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, o deputado não se manifestou sobre a resposta da Grok.