02/04/25
A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 56% dos eleitores, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). Este é o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que a rejeição supera os 50%. Já a aprovação caiu para 41%, o menor patamar até agora.
De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados aprovam o governo, enquanto 56% desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em janeiro, a aprovação caiu seis pontos percentuais, enquanto a desaprovação subiu sete. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. Os dados indicam que Lula passou a ser mais reprovado do que aprovado entre as mulheres e os pardos, além de registrar empate técnico entre os mais pobres, os católicos e os eleitores do Nordeste, grupos nos quais anteriormente tinha vantagem.
Mesmo entre quem votou no presidente em 2022, a avaliação piorou. O levantamento mostra que, nesse segmento, a aprovação caiu enquanto a reprovação aumentou. Os números reforçam um cenário de desgaste para o governo, que enfrenta desafios econômicos e políticos em meio à queda de popularidade.