28/04/25
No último dia 23 de abril, a Câmara Municipal de Goiânia promulgou a Resolução nº 3/2025, que institui a Comenda de Mérito “Regina Pimenta Peixoto”, criada por iniciativa do vereador Sebastião Peixoto. A medalha homenageia a esposa do parlamentar, falecida no ano passado.
A criação da honraria, no entanto, gerou críticas entre vereadores e integrantes da sociedade civil. Para opositores, o projeto é mais um exemplo do uso da máquina pública para promover interesses pessoais e familiares, prática recorrente em casas legislativas.
Embora o regimento interno permita a criação de medalhas, críticos apontam que a escolha de homenagens com vínculos diretos a familiares de políticos acaba esvaziando o real sentido das comendas, que deveriam prestigiar trajetórias de interesse público e coletivo, e não biografias ligadas pessoalmente a parlamentares em mandato.
A Comenda “Regina Pimenta Peixoto” será entregue anualmente a pessoas e instituições que atuem em ações sociais, segundo o texto da resolução. Ainda não há definição de quando ocorrerá a primeira solenidade.