18/01/24
Publicitário de São Paulo e consultor político do Tocantins estão ministrando cursos para agentes comunitários de saúde que atuam na capital. A formação acontece nos sete distritos sanitários de Goiânia, entre 10 e 26 de janeiro.
A intenção é nobre, mas o preço um tanto salgado. Para ministrar cursos de capacitação para os agentes comunitários de saúde (ACS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia contratou o publicitário e professor Persio Talarico, de uma empresa especializada paulista e o consultor Felipe Rivello, pela bagatela de R$ 770 mil.
A formação ofertada pelos profissionais tem 16 horas de duração a cerca de mil ACSs, distribuídos nos distritos sanitários e visa melhorar o relacionamento entre os profissionais e a população. Segundo afirmou o titular da Saúde, Wilson Pollara, em um informativo da Prefeitura, o curso tem o caráter de aperfeiçoar o comportamento do servidor quando chega à residência do cidadão, a fim de ganhar a confiança das pessoas.
Além do valor, a contratação dos palestrantes foi por meio de dispensa de licitação, e segundo a Secretaria é o início de um processo de capacitação que vai envolver outros servidores da pasta. Ou seja, vem mais por aí.