Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Rogério Cruz faz nova promessa para médicos anestesistas em Goiânia

19/01/24

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), fez uma nova promessa aos médicos anestesistas que suspendaram os atendimentos, nas unidades municipais de saúde, por falta de pagamento. O gestor afirmou que pretende quitar a dívida com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (Coopanest-GO). A promessa foi feita ao presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira.

Desde o começo do ano uma série de cirurgias e procedimentos médicos não estão estão sendo realizados nos hospitais do município por falta de anestesistas. O contrato do município com a Coopanest chegou ao fim em janeiro de 2023, mesmo assim a gestão Rogério Cruz não agiu para buscar uma renovação do serviço ou outro prestador, deixando em risco o atendimento aos pacientes. Os médicos anestesistas seguiram atendendo, por um ano, até 5 de janeiro de 2024, quando paralisaram as atividades por falta de pagamento.

Além da ausência do contrato, a cooperativa também afirma que a Prefeitura de Goiânia não realizou os pagamentos acordados e possui uma dívida de R$ 25,6 milhões. O valor é referente aos meses de dezembro de 2021, janeiro a dezembro de 2022 e junho a outubro de 2023.

Agora resta saber se o prefeito Rogério Cruz cumprirá a promessa para colocar fim a uma das inúmeras crises impostas por sua gestão a saúde do município. As maternidades também têm o atendimento afetado por falta de pagamento, o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof) vai fechar para uma reforma que não tem prazo para acabar, e são frequentes as queixas pela demora no atendimento nos Cais do município.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.