14/12/23
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), estar tomando decisões que podem gerar impactos financeiros para o próximo mandato, uma vez que dificilmente consiga buscar a reeleição. Recentemente, autorizou a realização de um concurso na Guarda Civil Metropolitana (GCM) com a oferta de mil vagas, sendo 100 para preenchimento imediato e 900 para cadastro de reserva.
No entanto, a ação levanta questionamentos, considerando que não há nenhum ato formal publicado pela Prefeitura de Goiânia até o momento. O único processo em análise refere-se ao estudo de impacto financeiro, indicando que as despesas decorrentes do concurso só serão efetivadas após o atual mandato de Cruz.
O comandante da GCM, Wellington Paranhos, confirmou a intenção de ofertar as vagas, mas a falta de transparência e formalização por parte da Prefeitura levanta preocupações quanto à gestão dos recursos públicos. A ausência de um ato oficial pode indicar uma estratégia questionável, uma vez que os aprovados no concurso deverão tomar posse somente em 2025, quando um novo gestor já estiver empossado.