14/12/23
Mais de 170 mil pessoas aguardam em filas para fazer uma série de exames oferecidos pela rede municipal de Saúde de Goiânia. Excluindo a fila de quase 120 mil ultrassonografias, que já foi contemplada pelo programa Corujão de Ultrassonografia, existem 170,8 mil pedidos de exames, que vão desde raios-x até biópsias, na fila para serem realizados.
No início de novembro deste ano quase 15 mil moradores de Goiânia aguardavam por um raio-x, exame de imagem que é utilizado em uma grande amplitude de diagnósticos, que vão desde fraturas até pneumonias. Outros 1,2 mil moradores de Goiânia esperam por um encefalograma e 35,3 mil por um eletrocardiograma.
Outras 37,4 mil pessoas aguardam por uma endoscopia, procedimento que examina o interior de órgãos do trato digestivo e auxilia no diagnóstico de doenças como gastrite. A colonoscopia tem a mesma premissa da endoscopia, mas acontece no intestino grosso e é essencial na identificação de lesões que podem virar câncer. Um total de 21,1 mil pessoas esperam pela realização do exame pela rede municipal de Saúde de Goiânia.
Um total de 57 mil pessoas também aguardam para realizar exame de sangue, um dos testes básicos para verificar a condição de saúde dos pacientes. Outras 3,5 mil esperam por biópsias de média complexidade.
Uma biópsia consiste na retirada de um pedaço de tecido do corpo do paciente para que ele possa ser analisado em laboratório e, em seguida, utilizado para diagnósticos. Elas são frequentemente usadas para diferenciar se um tumor é benigno ou maligno