14/12/23
O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, divulgou convite em seu Instagram em que convida os "comurgueiros e amigos" para a confraternização de final de ano no próximo dia 22 na Pecuária de Goiânia.
No card, o presidente aparece ao lado do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), hoje a maior ameaça ao futuro da companhia. Incapaz ou impossibilitado de demitir Alisson, o “republicano” sucateia a empresa para justificar a entrega.
O prefeito recusou sugestões do Grupo de Apoio ao Prefeito (GAP), coordenado pelo marqueteiro Jorcelino Braga (Patriota), rebeldia que distanciou os dois e implodiu o grupo e fez Braga pedir o boné.
O caos vivido pelos goianienses em outubro, com ruas e calçadas abarrotados de lixo, abriu caminho para terceirizar alguns dos serviços prestados pela Comurg, algumas licitações já estão inclusive em andamento, o que precarizará a vida do trabalhador e não garantirá melhorias.
A ideia de Rogério é manter a Comurg focada na urbanização, mas a coleta de lixo é o coração de qualquer empresa de limpeza urbana. A estratégia é tentar não posar como coveiro da companhia, mas com má gestão novas crises do lixo é certeza para 2024. Enquanto isso os "comurgueiros" ganham incerteza de presente.