21/01/24
O retorno às aulas na rede municipal de ensino de Goiânia, previsto para a próxima segunda-feira, 22, está gerando preocupações entre pais e alunos devido à demora na entrega dos kits escolares. Itens básicos como estojo e uniforme ainda não foram disponibilizados e deixam as famílias apreensivas com o início do ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação assegura que a situação será resolvida "nos próximos dias", mas até então, o processo de contratação da empresa responsável ainda não foi concluído.
A Secretaria de Educação afirmou por meio de nota que o processo de compra dos uniformes está em fase final e que, assim que for concluído, as empresas realizarão a entrega diretamente nas unidades educacionais. Contudo, essa explicação não tranquiliza os pais que, a poucos dias do retorno às aulas, não têm garantias sobre a disponibilidade dos materiais essenciais para seus filhos.
A transparência no processo também é questionada, uma vez que o portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia registra um contrato em andamento para a contratação de uma papelaria que fornecerá os kits aos alunos, no valor estimado de R$ 4,7 milhões. O processo teve início em julho de 2023, levantando dúvidas sobre a demora na conclusão do procedimento e na entrega dos materiais.
Os kits, contendo itens essenciais para o ano letivo, variam de acordo com a série. Para os alunos do 3º ao 5º ano, estão previstos apontadores, borrachas, cadernos, canetas, lápis de cor, entre outros. Já para os estudantes do 6º ao 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o kit inclui apontadores, borrachas, cadernos universitários, calculadora, canetas, lápis de cor, réguas e outros itens necessários.