24/01/24
Diariamente o goianiense traduz com fotos, vídeos e muita indignação os enormes problemas enfrentados por Goiânia em meio ao mandato – não dá pra falar em gestão – do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Nenhuma imagem, porém, traduz melhor o desastre administrativo do que crianças dormindo no chão em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei).
Nas imagens, por falta de simples colchonetes, crianças estão dormindo no chão ou escoradas sobre as carteiras. O ano letivo nas escolas municipais teve início na última segunda-feira, 22/01. As denúncias, realizada por pais e profissionais da educação municipal, foram levadas à Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia e encaminhadas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que irá apurar as denúncias e que envia, de forma sistemática, recursos para alimentação e para aquisição de materiais.
Existindo ou não uma justificativa plausível, o fato é que as imagens reforçam uma cidade abandonada pelo Poder Público. Se não há um cuidado especial nem com as crianças na primeira infância, o que esperar sobre demandas como cuidar de lixo, iluminação, conclusão de obras, entre tantas outras marcas da ineficiência liderada por Rogério Cruz?