15/12/23
Eleito presidente nacional de um partido esvaziado, Marconi Perillo tem buscado ocupar a agenda e demonstrar alguma relevância política. O ex-governador de Goiás esteve na última terça-feira (12/12) na posse de Sérgio Izalci como presidente da executiva regional do PSDB no Distrito Federal. Andréia Moura Zemuner tomou posse no Secretariado Distrital do PSDB Mulher.
Marconi assumiu o comando nacional do PSDB após o pior resultado eleitoral do partido em 34 anos de história, a sigla só elegeu 13 deputados federais nas eleições de 2022. Em Goiás, Marconi perdeu a segunda eleição seguida para o Senado, e vê o partido derreter sob seu comando.
Vale lembrar que em 2026, a cláusula de barreira será ainda mais exigente com os partidos pequenos. O número mínimo de deputados federais eleitos passará para 13 e os votos válidos para 2,5%, portanto manter o partido viável é o maior desafio de Marconi Perillo.
Considerando as recentes disputas eleitorais, os expoentes do tucanato têm agora que manter o partido vivo, enquanto Marconi luta para recuperar relevância no estado em que seu grupo político governou por duas décadas e agora tem dificuldades de se manter em pauta. As últimas verdades contadas pelas urnas são incontestáveis.