27/01/24
A família de Enzo Bastos Putencio, um bebê de apenas 1 mês, denuncia negligência médica após a criança falecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. Os pais, Junio Carlos Putencio e Raquel Bastos, relatam que o bebê foi inicialmente diagnosticado com gripe, recebeu medicação, e foi liberado sem a realização de exames. Ao retornar à UPA com dificuldades respiratórias, aguardaram 2 horas pelo atendimento, momento em que a criança faleceu.
Em entrevista à TV Anhanguera, a mãe, Raquel, expressou sua indignação e afirmou que o filho não tinha histórico de problemas de saúde e que a pediatra, no primeiro atendimento, diagnosticou apenas a gripe. Após a administração de medicamentos, a família foi enviada para casa. No entanto, Enzo apresentou piora, e ao retornar à UPA, os pais alegam ter esperado 2 horas para atendimento, período em que a criança piorou significativamente.
A Secretaria de Saúde emitiu nota afirmando que a equipe médica seguiu os protocolos necessários, mas se comprometeu a apurar os fatos. O caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O atestado de óbito de Enzo registra a causa da morte como "a esclarecer por exames complementares". A família, consternada com a perda, formalizou a denúncia do caso à polícia, que agora investigará as circunstâncias que levaram ao óbito do bebê.