Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Prefeito Rogério Cruz veta troca de árvores e proibição de jamelões

29/01/24

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) vetou as alterações feitas pela Câmara Municipal no primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de Goiânia. O principal veto foi à criação de um programa de substituição gradativa das mongubas, gameleiras, sete-copas e jamelões dos espaços públicos da capital, além da proibição do plantio deste último em áreas públicas e vias.

Ao que parece, Cruz desconhece a realidade dos motociclistas e motoristas da capital, que acabam sendo vítimas de acidentes de trânsito após perderem o controle dos veículos por causa da falta de aderência do asfalto após a queda dos jamelões.

A Câmara de Vereadores até tentou argumentar informando que essas espécies geram insegurança à população, tanto pelos frutos, quanto pela possibilidade de queda em fiações e casas.

No entanto, o Paço atendeu o entendimento da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para o veto. A agência argumentou que as espécies descritas, atualmente, de fato, causam problemas em passeios públicos e canteiros centrais em grande parte, mas que não “se deve generalizar a substituição de tais espécies, haja visto que, quando os exemplares arbóreos destas, estão situados em uma praça, parque, área pública municipal, por exemplo, os quais possuem bastante espaço para desenvolvimento destes, tais espécies produzem alimentos e abrigo para fauna, além de sombra abundante para os frequentadores dos locais nos quais estão inseridos.” Ideia semelhante foi usada para argumentar pelo veto da proibição do plantio dos jamelões.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.