29/01/24
Suplente do senador Wilder Morais (PL), Izaura Cardoso está de malas prontas para trocar o PL pelo PSD, partido comando em Goiás pelo marido, o também senador Vanderlan Cardoso. Izaura deve disputar a prefeitura de Senador Canedo. Com a manobra, Vanderlan, que é pré-candidato a prefeito de Goiânia, tenta ao menos garantir o poder na cidade vizinha.
“Na última semana estivemos com o presidente nacional Valdemar Costa Neto, depois com o presidente estadual Wilder Morais, para conversar a respeito da decisão. Seria natural pelo fato do meu marido ser presidente do PSD Goiás”, afirmou Izaura Cardoso ao Jornal Opção.
Vanderlan Cardoso foi prefeito de Senador Canedo por dois mandatos, entre 2005 e 2010, e mantém forte influência política na cidade. Foi fiador da eleição do atual prefeito Fernando Pellozo (União Brasil), mas rompeu com ele durante o mandato. Pellozo deve disputar a reeleição, mas enfrenta desgastes.
Como faz política sozinho, migrando de grupo político ao sabor das conveniências de cada momento, Vanderlan tem dificuldades para estruturar uma nova candidatura em Goiânia – disputou em 2016 e 2020 e foi derrotado em ambas. Assim, a hipotética eleição de Izaura em Senador Canedo garante algum espaço de poder para família Cardoso.