01/02/24
A gestão Rogério Cruz (Republicanos) recebeu um ultimato do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e a Prefeitura de Goiânia teve que nomear os 55 candidatos cotistas (49 cota negra e seis PcD) aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Administração (Semad). A lista foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira, (31/2).
Em agosto do ano passado, a Corte já tinha determinado o chamamento dos candidatos, com base na lei de cotas, que obriga que as administrações públicas determinem 20% das vagas em certames para negros e 5% para pessoas com deficiência. O Paço recorreu, mas os conselheiros mantiveram o entendimento.
Na decisão, o TCM-GO concedeu prazo de 10 dias para que o Paço apresentasse a documentação comprovatória e fizesse a imediata convocação dos candidatos cotistas remanescentes. Eles são candidatos do certame realizado no primeiro semestre de 2020.
Aprovado na cota racial para o cargo de analista em obras e urbanismo, o engenheiro civil, Fabiano Alves Neri, era um dos candidatos que lutavam para o cumprimento da legislação.
“Um ano de luta, um de angústia, mas valeu a pena, saiu, enfim, a convocação”, comemorou. Devido à demora, ele disse que havia o temor da Prefeitura judicializasse o caso. “Mas, felizmente isso não aconteceu”, arrematou.