Goiânia, 04/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Central de transbordo de lixo da Comurg é embargada em Goiânia

03/02/24

A central de transbordo da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), nas proximidades da GO-020, em Goiânia, que se transformou em um lixão a céu aberto, foi embargada pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além disso, o órgão ambiental estadual aplicou uma multa diária no valor de R$ 4 mil ao município, em caso de descumprimento. O local estava funcionando sem licença ambiental. 

As áreas de transbordo são espaços usados para a intercambiação entre veículos responsáveis pela coleta e veículos maiores que fazem o transporte dos resíduos domiciliares até que seja levado para o Aterro Sanitário da capital goiana. As medidas foram aplicadas na última quinta-feira, 1º de fevereiro. Desde então o município de Goiânia ficou proibido de utilizar a área para a finalidade de depósito temporário.

O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, investiga o caso e também esteve no a área nesta quinta-feira. Na ocasião, foi informado a ele por gestores locais que a retirada seria finalizada até domingo, 4. 

A Comurg informou à Semad que a “operação de coleta de lixo em Goiânia pode ficar prejudicada caso o embargo seja mantido”. Por isso, a pasta estadual determinou uma nova vistoria no dia 14 de fevereiro. “Caso a situação de dano ambiental tenha sido sanada, promover a suspensão do embargo”, informa, em nota. Há duas condições para a retirada da restrição: a total remoção dos resíduos, e que a área volte a ser utilizada apenas após a reforma da estrutura danificada. “Em outras palavras, o Estado quer garantias de que a Comurg observou todas as considerações técnicas concernentes ao funcionamento daquele espaço.”


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.