03/02/24
Os deputados federais por Goiás Adriana Accorsi (PT), Gustavo Gayer (PL) e Ismael Alexandrino (PSD) foram tiraram nota zero no ranking de transparência elaborado pelo Congresso em Foco. A avaliação, realizada com base em 11 indicadores de transparência digital, busca verificar se os parlamentares vão além das obrigações legais em termos de prestação de contas. A coleta de informações para o ranking ocorreu entre julho e agosto de 2020.
Os indicadores abrangem desde a presença nas redes sociais até respostas aos questionários elaborados pelo Congresso em Foco, bem como justificativas para os gastos cobertos pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). Cada indicador possui um peso específico, e a nota final determina a quantidade de estrelas atribuída a cada parlamentar.
Entre os parlamentares que não receberam nenhuma estrela, a justificativa apresentada foi a alegada falta de acesso ao questionário. No entanto, o portal ressalta que dois e-mails foram enviados a cada parlamentar, e todos os gabinetes foram contatados via telefone, sendo informados sobre a pesquisa. Ao término da coleta de dados, foram recebidas 93 respostas válidas.
A ausência de transparência por parte desses representantes políticos evidencia dificuldades quando o assunto é prestação de contas e a comunicação efetiva com a sociedade.