Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Dema diz que Comurg cometeu crime ambiental por manter lixão a céu aberto em Goiânia

03/02/24

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) concluiu, após uma vistoria na central de transbordo da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que a companhia cometeu um crime ambiental ao depositar uma considerável quantidade de lixo nas proximidades da GO-020, em Goiânia. O local, transformado em um verdadeiro lixão a céu aberto desde novembro do ano passado, levanta questões sobre as práticas ambientais da Comurg.

Segundo informações repassadas à Dema por servidores da Comurg, o local não é apropriado para o depósito de resíduos e também não possui a devida licença ambiental para atuar como central de transbordo. A unidade operava há 18 anos sem a devida autorização e Prefeitura de Goiânia, sob o comando do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), nada fez para regularizar a área. A Comurg alegou que parte do lixo do local já foi encaminhada ao Aterro Sanitário, mas ainda permanecem 600 toneladas de resíduos a serem retiradas até o final de semana, conforme prometido à Dema.

Na última quinta-feira, 1º de fevereiro, a central de transbordo foi embargada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além disso, o órgão ambiental estadual aplicou uma multa diária no valor de R$ 4 mil ao município, em caso de descumprimento.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.