Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Mais uma vez contribuintes enfrentam problemas para pagar o IPTU em Goiânia

07/02/24

Além de aumentos inexplicáveis do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também há registros de dificuldades para acessar o boleto para pagamento no site da Prefeitura.

As reclamações foram mostradas em reportagem do site Portal 6, que afirma que muitas pessoas estão relatando aumentos muito acima da inflação, dificuldade para pagar o tributo e até mesmo desconhecimento da lei por parte dos atendentes da Central do IPTU.

Segundo a reportagem, uma moradora da Vila Itatiaia teve aumento no IPTU de 2024 de mais de quatro vezes o valor pago no ano passado.  Em 2023, a dona de casa Maria Helena Medeiros pagou R$ 343,90 pelo IPTU da casa onde mora. Já esse ano a cobrança foi R$ 1547,25.

A neta de dona Maria Helena, Ysabella Portela, explicou que a avó mora na mesma casa desde os anos 1970 e que o imóvel nunca passou por reformas, portanto, não há justificativa para esse aumento no valor.

Uma outra pessoa ouvida pelo site, que preferiu não ser identificada, relatou que está tendo problemas para acessar o imposto no site. Ela contou que ficou mais de 40 minutos tentando emitir o boleto de pagamento e não conseguiu.

A produtora audiovisual Adrielly Campos também está enfrentando problemas com o tributo desde o ano passado.

Em 2023 o IPTU da casa dela foi cobrado como fosse um imóvel comercial, porque havia um microempreendedor individual (MEI) registrado no endereço. “Mas a lei diz que MEI não pode cobrar como comercial. Eu tive que mostrar a lei para o pessoal da Prefeitura, porque eles nem tinham conhecimento. Está no próprio código tributário”, revelou.

Esse ano a dificuldade que tem enfrentado é com relação ao valor do imposto, que veio muito mais alto, como se o imóvel tivesse passado por melhorias. Mas ela alega que não houve nenhuma reforma nesse sentido.

O pai dela já foi até à Prefeitura de Goiânia para tentar resolver o problema, mas tudo o que conseguiu foi uma promessa verbal que o valor seria revisto. O receio é que o prazo para pagar o imposto com desconto chegue ao fim, sem que ela tenha conseguido resolver a pendência.


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.