16/12/23
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) promove uma verdadeira cruzada para tentar impedir a construção do Centro Oncológico de Referência de Goiás (CORA). Ao questionar o andamento da obra no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-governador valeu-se de um antigo aliado para ver sua vontade atendida: Edson Ferrari.
Primeiro conselheiro nomeado por Marconi para o Tribunal, Ferrari passou a relatar um procedimento interno que (só agora) avalia a legalidade do modelo adotado pelo governo de Goiás para construir o novo hospital.
Antes da ação do ex-governador, no entanto, o TCE estava em total sintonia com o governo estadual e outros órgãos de controle como o Ministério Público Estadual sobre o Termo de Colaboração efetivado pelo Estado com a Fundação Pio XII para construção, equipagem e gestão do complexo hospitalar.
A Fundação Pio XII é mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos (SP), maior referência do País em tratamento oncológico. E após um período de "análise" do pedido enviado por Marconi, Edson Ferrari expediu uma recomendação para que o Estado desfaça a parceria com a Fundação.
Na prática, a ação patrocinada por Marconi no TCE com claro viés político, pode paralisar a construção do Cora, cuja ala pediátrica está prevista pra ser inaugurada no próximo ano.