26/02/24
Ao encerrar o primeiro Mutirão do ano, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) afirmou, a despeito da imensa desconfiança sobre sua viabilidade eleitoral, manter de pé seu projeto de buscar a reeleição nas eleições de outubro. E mais, o prefeito ainda mantem vivo o sonho de obter o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
“Como governador mais bem avaliado do Brasil, ele não vai pegar na mão de qualquer um. Vai pegar aquele que, com certeza, fará o nome dele crescer cada vez mais”, afirmou Rogério Cruz em entrevista ao Popular.
A dificuldade de Rogério Cruz obter o apoio de Caiado está justamente na constatação a que o prefeito chegou. Com aprovação acima de 80%, registrada por diversos institutos de pesquisa, por que Caiado iria apoiar a reeleição de um prefeito tão mal avaliado? Cruz tem rejeição superior a 60%.
Caiado praticamente descartou apoiar Rogério Cruz, em que pese o bom relacionamento entre os dois gestores e o apoio recebido de Cruz na sucessão estadual de 2022. O governador chegou a dizer em entrevistas que não é possível misturar amizade com apoio político.
A esperança de Cruz está no fato de Caiado não ter um candidato natural. Após apostar as fichas no ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (MDB), a base governista passou a especular outros nomes, entre eles, do deputado federal Zacharias Calil (UB) e do ex-presidente da Assembleia Legislativa José Vitti (UB). O prefeito avalia ser mais viável que esses nomes.