26/02/24
O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) afirma ser irreversível sua candidatura à reeleição, mas a cúpula do Paço já caminha em outra direção. Além de haver sequer garantias de que o Republicanos manterá apoio ao prefeito, integrantes da gestão municipal já avalia os prós e contras de migrar para a campanha do senador Vanderlan Cardoso (PSD).
Pesa a favor do apoio a Vanderlan a competitividade eleitoral do senador, que lidera as primeiras pesquisas sobre a sucessão em Goiânia e é apontado como um dos principais concorrentes ao Paço. Além disso, Vanderlan é um candidato em busca de um grupo político – ele se distanciou do bolsonarismo, mas tem dificuldades de obter apoio da base caiadista. A alternativa de se aliar ao PT parece distante, já que o partido do presidente Lula também tem pré-candidatura consolidada na capital.
Assim, se Rogério Cruz não se viabilizar, cenário mais plausível hoje, integrantes do Paço avaliam que o melhor caminho é o apoio a Vanderlan Cardoso. A máquina municipal poderia ser a estrutura que falta ao senador do PSD.
Inicialmente, o maior desafio de uma aliança entre Rogério Cruz e Vanderlan, ainda que realizada de forma discreta, é a defesa da gestão do atual prefeito durante a campanha eleitoral. O senador estaria disposto a defender o ‘legado’ de Cruz na capital?