Goiânia, 21/10/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


TCE desmoraliza Marconi ao voltar atrás sobre decisão que poderia paralisar o Cora

29/02/24

Após se dar muito mal ao entrar na onda do ex-governador Marconi Perillo e seu cupincha, conselheiro Edson Ferrari, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) recuou nesta terça-feira, 29/02, da decisão de dezembro do ano passado que proibiu organizações da sociedade civil (OSCs) em gestão de hospitais da rede estadual.

Com excessão de Ferrari, todos os conselheiros (Celmar Rech, Sebastião Tejota, Kennedy Trindade, Helder Valin e Carla Santillo) votaram por novo entendimento que permite a participação de OSCs nos chamamentos públicos das unidades de saúde. Com 5 a 1 em favor da permissão, antes foi 4 a 2 contra a colaboração das OSCs na área da Saúde. Na prática, o pleno garantiu que a construção do Complexo Oncológico de Referência (Cora) não corra risco de ser paralisado. 

A vitória inequívoca do governador Ronaldo Caiado (UB) se deu após uma dura e ágil reação no caso. Caiado aliou uma boa comunicação, indo à imprensa e visitando várias vezes o canteiro e mobilizou suas forças políticas, com incondicional respaldo da Assembleia Legislativa, sem falar nas decisões favoráveis do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.  

O desfecho do impasse é um governador, que goza de quase 90% de aprovação popular, fortalecido e um Marconi Perillo (PSDB) desmoralizado, já que três dos cinco votos, incluindo o relator, foram indicações do tucano. 


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.