02/03/24
Segundo reportagem do site Mais Goiás, o estado tem hoje uma fila de 492 pacientes à espera de um transplante de rim. Os dados são da Secretária de Estado da Saúde.
A matéria cita também que em 2023 foram realizados 153 transplantes em todo o estado, sendo que 96% dos procedimentos foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas informações reforçam a importância da conscientização sobre a doação de órgãos.
Esta semana, o assunto tomou mais força após o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, ser submetido à um transplante de rim, devido ao agravamento de uma doença renal crônica.
Segundo a SES, em Goiás, 90% dos transplantes são realizados no Hospital Estadual Alberto Rassi. Além dele, a Santa Casa e o Hospital das Clínicas também são credenciados pelo Sistema Único de Saúde para realizar o procedimento. Na rede privada, o Hospital Urológico e o Hospital Santa Helena são as unidades credenciadas.
A reportagem revela ainda que as duas causas mais comuns que levam os pacientes à necessitarem de um transplante renal, são o diabetes e a hipertensão.
A publicação também registra que houve um aumento significativo no número de doadores em Goiás. No ano passado o estado registrou 113 doadores, superando o maior número registrado, que foi em 2018, de 89 doadores de órgãos.